domingo, 19 de abril de 2009

quem é que se LARGOU???seus porcalhões!!!!

Eu sei! Foram estes aqui em baixo...



MAU, Lobo (2009),é este o futuro dizem eles! A nova televisão do futuro chegou a Portugal em pleno ano 2008 e pouco mais de um ano, conseguiram ultrapassar objectivos pré-definidos e objectivos imaginários. Já são mais que 100 mil novos clientes, representando assim 30% do mercado ADSL e 7% das linhas geradoras de tráfego diz o Jornal de Negócios!
Podemos falar das características inovadoras do produto, que afasta de longe toda a sua concorrência. Mas mais do que produto, está pela frente uma face em que a MEO subdivide todo o seu sucesso, aquelas quatro pessoas que até dói pelo sucesso que tem causado em Portugal, mas como os próprios dizem, não têm graça mas caíram nela.




É assim que eles começam por comunicar!
Com uma ideia inesperadamente inovadora, revolucionária e com mais alguns adjectivos...comprando os quatro canais generalistas...só isto é de aplaudir de pé (facto principal).

Capuchinho- Tou farto de te ouvir, Lobo! Cala-te! Sou eu agora!
O tipo de estratégia criativa em todas as suas campanhas são aliadas de duas: a USP que se denomina de vantagem competitiva duradoura, que é aquilo que a MEO oferece a todos os seus "comandantes", a televisão com opções extremamente inovadoras e seguidamente a imagem de marca, que como dizia um professor, mais vale parecer do que ser, e o "gato fedorento" tem sido um óptimo veículo em comunicar a mensagem e quando se refere MEO, associa-se de forma imediata ao gato fedorento.
Os objectivos públicitários, como referi inicialmente foi de apresentar o produto "MEO" e como é obvio angariar clientes, entregando beneficios racionais (televisão do futuro)mas foram os emocionais que se tornaram "preponderantes", com a envolvência de alto contexto que os gato conseguiram realizar. O consumer insight do serviço é quase o tribalismo deste serviço, como se fosse: seja bem vindo a esta comunidade.
O público-alvo são os amantes do desporto, as amantes das telenovelas da TVI, os cromos que vêm RTP2, ou os apaixonados pelas séries da FOX ou os putos enfadonhos que gostam dos Morangos com Açucar, enfim tudo isto para dizer que são todos que têm aquela coisa quadrada na sala ou no quarto (e como a estatística diz, os portugueses passam imenso tempo a ver televisão).
A reacção pretendida posso referir mais uma vez que é o futurismo e que sintam isso mesmo, que é esta a telivisão do futuro (claim-posicionamento técnico). As provas são dadas, através de "supporting evidence" que é justificado pela execução públicitária. A personalidade da marca são os "Fedorento" sempre com um discurso humorístico mas também de grande espectáculo (assinatura da marca institucional).
O slogan da campanha é : "O comando é MEO", como todos os portugueses sabem e pronunciem no dia-a-dia.


Lobo - Isso mesmo, só para tu veres quem é que comanda aqui, sou eu que falo! E falo sobre a criatividade, que dá para ver bem que existe nesta marca(vídeo acima).
Antes de mais, é de referir que são os Gato Fedorento que têm toda a linha criativa do MEO, assim avançamos. A mensagem aqui é adequada à estratégia, a criatividada dirige-se de forma fantástica ao seu público-alvo.
Como isto acontece? Com uma grande ideia, que é de facto inovadora e como repitidamente estes rapazes fazem são ideias memorizaveis, tornando frases tão populares que acabam por ser usadas pela sociedade. A comunicação consegue identificar o serviço, alias tudo é centrado ao serviço oferecido. Como referido pelo Capuchinho, os critérios de comunicação enunciam factores como a diferenciação, originalidade que consegue afastar toda a comunicação que a concorrência realiza.
A resistência da mensagem ao uso é enorme, tanto que agora diversificam a mensagem atrávés do meo kids, reconhecendo de imediato toda a comunicação realizada anteriormente e enquadrando de forma perfeita.
Por último, a ideia é de facto campanhavél, assim é de facto fácil diversificar para outros meios e outros campos da comunicação (comos os próprios fazem, por exemplo através do site http://jatensmeo.pt, utilizam o marketing viral e tribal).
Os custos de produção são enormes, mas como a professora diz, a PT tem que gastar o dinheiro nalgum lado.


FIM

2 comentários:

  1. Além dos produtos MEO serem inovadores e futuristas, as pessoas nao compram so por isso.

    As pessoas compram pela publicidade que passa na televisão. A publicidade a Meo é optima, toda a gente no seu dia-a-dia usa expressoes usadas nessas publicidades.

    A publicidade é sem duvida o ponto forte da marca.

    Diana Macedo

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  2. esta visto k quanto mais publicidade ha, mais os produtos sao vendidos, nao pela qualidade do produto, nem pelo que valem, mas apenas pelos slogan´s e anuncios televisivos!!!
    neste caso, a publicidade ajudou, visto que os anuncios sao fantasticos e apelativos, mas o produto parece responder as necessidades do utilizador!!!

    e ao dono do blog, felicito-o pela qualidade dos post´s.

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