quarta-feira, 15 de abril de 2009
posso pôr no ecoponto?posso?POR FAVOR!!
Meus senhores e minhas senhoras, apresento-vos o tesouro escondido em Portugal!
Náo é o Castelo Branco que agora pensa saber cantar, não é a Maya que já sabe ler os astros, também não é o Vitor que pensa que sabe alguma coisa de marketing..é nada mais, nada menos que o....
SPORT LISBOA E BENFICA...ou melhor os seus fieis consumidores!
VERMELHO, Capuchinho (2009), diz que foi no dia 28 de Fevereiro do ano 1904, nasce um clube desportivo denominado de "ET PLURIBS UNUM", sim agora popularizado de SLBenfica.
Ao longo do tempo, é este o clube que se torna o maior em Portugal, conquistando pessoas ou mesmo corações, é hoje a marca mais poderosa em Portugal, a marca que move multidões mas principalmente mexe emoções.
Foi comprovado, pelo um estdo recente "Marketing European Football Merchandising Report" que é o clube português que mais ganha através das estratégias de marketing/comunicação, facturando 2,4 milhões de euros apenas em merchandising.
Também está comprovado no "Guiness Book" que é o clube desportivo com mais sócios do mundo e também que tem dez milhões de adeptos por este mundo fora.
MAU, Lobo(2009) indigna-se com o SLB, não por ser de outro clube, mas como é que um clube com dez milhões de consumidores só consegue apelar 2,4 milhõezinhos de euros?
Algo está mal, os resultados desportivos ajudam, este não é o Benfica de Eusébio, mas continua a ser o Benfica que é capaz de pôr os seus consumidores a chorarem! Podem sempre pôr o SLB no ecoponto na esperança que volte a ter os êxitos passados...
Vamos lá a análise das campanhas...
Capuchinho vê lá se me consegues responder a estas questõezinhas!!!(diz lobo mau).
Lobo -Qual é o tipo de estratéga criativa?
Capuchnho - Arrisco-me a responder que a agência "TBWA" utilizou a abordagem à ressonância e a afectiva sendo a ultima a mais preponderante.
Lobo- Muito bem! ainda nao é agora que te como!
Capuchinho- Digo-te mais..o Benfica criou a campanha com o intuito de angariar sócios, invocando beneficios emocionais a todos aqueles que sentem paixão ou melhor amor por esta marca, que é o grande consumer insight, o amor ao clube.
Sendo que a reacção pretendida é que revivam os bons velhos tempos, assim o Benfica tem como promessa a revivência desses velhos tempos, suportada atraves do reason why que é o Rui Costa. O Rui Costa que é considerado um menino de ouro de todos os benfiquistas, ele no spot teve que demonstrar o tom emotivo e os valores que nutre pela marca.
Toma lá Lobo, e para tu veres quem é que comanda aqui, sou eu que faço as perguntas mas como eu sou boa, deixo-te falar a vontade sobre a análise criativa deste spot.
Lobo - Relativamente a isso, não sei lá muito, mas posso te adiantar que esta é uma ideia inesperada, consequentemente tornou-se uma mensagem memorizavél que adequa-se perfeitamente ao público-alvo.
O spot foi pensado em não só centrar no serviço oferecido, mas também interligar os valores da marca institucional.
A originalidade e a diferenciação, a simplicidade e o envolvimento em alto contexto que a marca transmite afasta claramente a concorrência.
Para concluir capuchinho, posso te garantir que é uma ideia campanhavél, que consegue facilmente expandir-se para outros meios de comunicação. Em termos de custos de produção foram minimos, duvido que o Rui Costa tenha recebido algum cachet e por último tranquilidade como diz o vizinho nas disposições legais.
Hasta la vista..
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Esta é a parte da Copy Strategy. É preciso tb utilizar o Modelo de Avaliação Crítica da Criatividade. As perguntas são tópicos, não sendo por isso para responder exaustivamente.
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